capitao nemo + padi.png

Capitao Nemo Mergulho e Ecoturismo

Rua Carolina Trevisan Fava, 2333 - São José do Rio Preto/SP 
diveriopreto@gmail.com |  
(17) 98175-3459 / (17) 99155-5020 (whatsapp).

Perguntas Frequentes (Frequent Asked Questions)

P: Quanto custa?

R: O valor de cada curso varia conforme a duração e o tipo de mergulhos necessários para a conclusão (check-out). Em geral, os valores são divididos nas etapas de terra (sala de aula e piscina) e na etapa de águas abertas (mar, rio, lago, caverna etc). Consulte-nos para saber o valor exato da atividade que você deseja realizar.


P:Que equipamentos vou precisar?

R: Asim como o valor, cada nível de treinamento exige técnicas e equipamentos próprios. Por exemplo, no curso avançado nós adoramos fazer o mergulho noturno e, por isso, é necessário usarmos lanternas submersíveis. No curso básico, recomendamos que o aluno tenha seu próprio equipamento pessoal, como nadadeiras, máscara e snorke, pois vai utilizá-lo sempre.


P: Como vou escolher equipamentos, se não conheço?

R: Nossa experiência na instrução de mergulhadores desde 1993 está à sua disposição para orientação na escolha do equipamento mais adequado. lém disso, em todos os cursos você aprenderá as características e o uso de cada equipamento, para que saiba escolher sozinho após concluir seu treinamento.


P: Em que local será meu curso?

R: Cada curso tem uma agenda de locais e horários próprios. Sempre confirme o local da sua aula com antecedência, tanto para aulas teóricas, práticas de piscina ou águas abertas. Confira  a seção AGENDA deste site para saber quis as nossas próximas atividades e locais.


P: O que é a carteirinha de certificação?

R:A carteirinha de certificação é uma das formas de comprovar seu treinamento e precisa ser emitida por uma certificadora com reconhecimento internacional. A PADI (Professional Association of Diving Instructors) é uma empresa com sede na Califórnia-USA, responsável por 85% dos mergulhadores certificados no mundo. Além de ser uma garantia do padrão de qualidade do seu treinamento, ser um mergulhador certificado PADI dará a você a oportunidade de mergulhar no mundo todo, uma vez que sua carteirinha será reconhecida em toda parte.


P: Com quem vou mergulhar?

R: Uma das maiores atrações do mergulho é a oportunidade de fazer amigos e se enturmar. Por isso, mergulhadores nunca estão sozinhos, seja na água ou em terra, reunidos com amigos feitos durante os cursos, nas viagens ou com pessoas queridas que levamos para mergulhar conosco. Mergulhar é uma atividade social.


P: É preciso ser nadador?

R: Não é necessário ser um super nadador para mergulhar. Porém, é necessário ter a chamada "aquaticidade", que é a habilidade na água. Mesmo que sua aquaticidade seja pouca, há muitas atividades e exercícios que poderão melhorá-la e mesmo pessoas com vários tipos de deficiências podem mergulhar sem problemas, uma vez que todo curso de mergulho é baseado no aprendizado individual. Portanto, fique tranquilo(a), que daremos instrução e tempo para você ficar muito bem mergulhando.


P: Quais problemas de saúde interferem no mergulho?

R: Durante a inscrição, você preencherá um questionário médico que busca identificar problemas mais comuns que poderiam influenciar no seu mergulho. Depois disso, você precisa fazer um exame médico e só depois é que seguirá para parte prática do curso. Contra-indicações como gravidez, epilepsia, problemas circulatórios e rspiratórios, problemas neurológicos são as principais, mas somente após a avaliação médica é que será possível orientar cada caso.


P: Mergulhar é perigoso?

R: Como em todo esporte, há riscos que podemos assumir desde que tenhamos equipamentos e técnicas adequadas. Como em todo esporte ao ar livre, há riscos que não podemos prever, inerentes à atividade ou decorrentes da natureza. Em todos os casos, a única forma de decidir se um local ou uma atitude é perigosa é estudando e conhecendo os seus próprios limites.

Mergulhar, apesar de ser um esporte de aventura, detém um alto nível de segurança, desde que o praticante aceite praticar as atividades conforme as regras dos manuais e a orientação dos profissionais organizadores.

Em outras palavras, se você não tentar reinventar as técnicas do seu modo, pode ter certeza de que mergulhar é um esporte muito seguro, praticado por crianças, adultos e idosos que se divertem muito no mundo inteiro.


P: E sobre os Tubarões?

R: Tubarões são peixes raramente avistados durante os mergulhos, especialmente nos conhecidos locais de treinamento. Como todos os animais, eles têm mais medo dos humanos do que os humanos deles. Portanto, se tiver a sorte de avistar um tubarão, fique feliz e comemore, pois muitos mergulhadores viajam para locais distantes como Nassau, Bahamas e vários pontos do planeta em busca desses avistamentos. Fique tranquilo(a), pois durante seus cursos você vai aprender bastante sobre animais marinhos e vai gostar deles cada vez mais, junto conosco.


P: Tudo bem, terminei o curso básico. E agora?

R: Há uma infinidad de atividades disponíveis para um mergulhador ou mergulhadora certificado(a) PADI. Você pode participar de expedições de mergulho para locais próximos, incluindo rios, lagos, pode envolver-se em treinamentos complementares como cursos de especialidades, pode iniciar seu próximo nível de treinamento e, se passar a amar a atividade de mergulho, poderá tornar-se profissional PADI, seja como Divemaster, Assistant Instructor ou Instrutor. Temos o compromisso de orientar e ajudar você a chegar até onde seu coração  mandar.